Fim de férias!

Olá, pessoa! Tudo bom?

Dia dos Professores 2009
Dia dos Professores 2009

Por aqui, as coisas estão com aquele clima de fim de férias!

Já tenho reunião pedagógica marcada. Semana que vem já volto a dar aulas. Rever alguns rostos, conhecer os novos… Adoro essa época. Gosto de verdade!

Amo conhecer meus novos anjinhos (ou diabinhos hhihi). Ter de

começar novamente a ganhar a simpatia dos pequenos até chegar no momento em que há um laço muito forte de confiança entre mim e eles. E acredite, sempre construo esse laço com meus alunos.

Pra quem não sabe, sou professora de português e produção de texto e desde 2005 troquei o ensino médio pelo fundamental.

Na época, eu estava passando por um período de mudanças profundas em minha vida e a oportunidade de trabalhar com crianças me pareceu mais uma chance de mudar meu rumo. É bem verdade que eu era cheia de preconceitos e achava que ensino fundamental era para professores menos qualificados. (Nossa, como me envergonho de ter pensado isso!). Mesmo assim, topei o desafio (mas sem largar os cursinhos preparatórios para concurso – era uma maneira de continuar dando aulas a adultos, sem ser numa escola)

Hoje, penso seriamente em fazer mestrado em Educação e acredito que uma das tarefas mais difíceis de um educador é trabalhar com o fundamental. Não é qualquer pessoa que consegue entender o universo infantil, se fazer entender, fazer com que a criança confie no adulto que não é seu pai ou sua mãe. Sem contar que, ao contrário do que muitos pensam, é muito mais difícil enrolar numa aula pra criança. Ou alguém acha que pode chegar numa sala cheia de crianças sem a aula muito bem preparada? Se você gaguejar 2 segundos, a sala vira uma zona.

Além disso, trabalhar com ensino fundamental é um exercício diário de auto-controle e por mais que muitos colegas de trabalho não concordem comigo, acho que professor tem que ser exemplo. Da mesma forma que um Juiz não pode ser flagrado cometendo um ato ilegal, acredito que o professor (principalmente do fundamental) não pode ter uma conduta inidônea.

Eu, particularmente, não falo palavrões (pelo menos não para meus alunos ouvirem hihii), não jogo lixo no chão, não me embriago, não escrevo certas coisas aqui no blog  porque sei que eles lêem leem. E acho que essa deve ser minha postura como professora. Não posso negar que exerço influência sobre a vida deles e zelo para que essa influência seja a mais benéfica e possível.

Atualmente, trabalho apenas com crianças de 10, 11 e 12 anos, a maioria diz que não é criança, é pré-adolescente, mas nesse ponto, sou igual às mães: pra mim, são sempre crianças.

Então é isso: férias acabando, aulas recomeçando e até o carnaval, sabemos que vai tudo bem de leve até voltar o pique de verdade.

Beijnhos e até!

PS: Nem falei da minha viagem… mas as fotos aí em baixo já dá pra ter uma idéia ideia, não dá?[fotos.es user=leninha album=7609 limit=21 size=0]

25 comentários em “Fim de férias!

  • 28/01/2010 em 01:35
    Permalink

    Eu até gosto de ver as fotos da Katie Holmes tirada pelos paparazzi, mais confesso que as vezes preferia que não tivessem tantos paparazzi no local ou que não tivesse paparazzi (exemplo: quando invadiram o espaço aéreo para tirar fotos do aniversário, o Tom e Katie tiveram que chamar a polícia, não queria que tivesse saído NENHUMA foto)

    Eu sou a única que não está feliz com a data se aproximando das voltas ás aulas?! KAOSKKAAKOSOK Não é que eu ODEIO mesmo amigos e professores, mais é que férias é tão bommmm!!! IAASIOASIAOSIOASI Esse assunto já foi até motivo de “briga” de eu e minha amiga kkkkkkkk fiquei frescando dizendo que as minhas férias foram ótimas porque eu não vir uma pessoinha chatinha KAOKOSAAOSASKKO porque normalmente a gente pelo menos se ver um vez e vamos assistir filmes com outros amigos kkkkkkk na realidade vivo dizendo para meus amigos que as férias são ótimas porque vejo menos ou não vejo deles KOASOAKOASKAS Coisas de amizade (louca) risus!!!

    Independente de que ano ensine, acho professor é um trabalho muitoo difícil, ter que aguentar alguns alunos não é mole O.o

    Agora me lembrei de dois professores que eu tive, aff….eles chegavam com cheiro de cigarro, os únicos momentos da escola onde eu ficava sentada nas últimas cadeiras da fila KASKOASOKOSAKSOAK na realidade também tinha numa aula que eu fazia isso, era um em que o professor falava cuspindo kkkkkkk seria engraçado se não fosse trágico, na realidade é engraçado risus, quando não é você a vítima, já sair correndo (literalmente) para ele não falar comigo e eu ser a vítima KOASOKASOAKSKO

    Eu falo palavrão, mais é pouco, na realidade falo os mais “leves”, porque tem alguns nossa que eu não sei como alguém fala e não fica incomodado de falar KOASOKOKSAOKSOAK

    kkkkkk pré-pré adolescente KOAOASOKASAOK só me lembrei da minha prima kkkkkk ela contando que quando tinha 11 anos se intitulava assim kkkk já que é se considerado adolescente com 13 anos

    Resposta
  • 28/01/2010 em 19:11
    Permalink

    Ai que coisa gostosa deve ser, dar aula simplesmente é uma das minhas vontades mas
    minha formação é química e tu sabe que é uma das matérias mais odiadas, mas pretendo
    correr esse risco.
    .-= thuanny´s last blog ..português bem claro. =-.

    Resposta
  • 29/01/2010 em 10:11
    Permalink

    Oi, Leninha!
    Ao contrário do que você pensava, dar aula para o fundamental é extremamente importante. O que falta na nossa educação é uma base. Graças a essa deficiência é que temos tanta gente escrevendo um português vergonhoso.
    Fico tranquila ao saber que ainda temos professores como você, que ainda têm carinho pelos alunos e que se importam.
    Beijos

    P.S.: Adorei as fotos! Amei aquela das Havaianas e fiquei com muita vontade daquele sorvete. haha

    Resposta
  • 29/01/2010 em 16:48
    Permalink

    Pra mim, ainda não é a última semana de férias hihi Ser professora deve ser interessante. Eu tenho respeito por quem exerce, mas sinceramente acho que não levo muito jeito pra coisa.
    Beijinhos.

    Resposta
  • 29/01/2010 em 17:30
    Permalink

    Olá Leninha! Tudo bem? 🙂
    Eu mal posso esperar para voltar à rotina escolar, e olha que eu sou a aluna, e vocês professores, acreditem ou não, somos nós que mais sofremos, viu? ^^
    Eu sempre acreditei que é mais fácil dar aulas para ensino médio e superior do que para fundamental, porque à partir do médio acredito que todos os alunos tenham mais consciência e maturidade, então não existe aquela dificuldade toda de comportamentos inadequados, erros básicos que me irritam demais, enfim, ainda acho que lecionar no Ensino Fundamental é mais difícil. ^^
    Boa sorte!
    Sucesso!
    – Bjoo ;*
    .-= Marina Miury´s last blog ..Um vício: Vampire Academy =-.

    Resposta
  • 29/01/2010 em 19:50
    Permalink

    nossa que legal que vc é professora, acho muito legal essa profissao, mesmo eu naum tenho muita paciencia com crianças AAHAHAHA… mas que bom que vc gossta, acho que a primeira cosia é ter amor pelo que faz neh?
    abraços e boa volta as aulas!
    .-= Lucas´s last blog ..Avatar é o melhor filme que eu ja vi! =-.

    Resposta
  • 29/01/2010 em 22:14
    Permalink

    Eu acho a tarefa bem mais dificil trabalhar com o fundamental, e admiro muito quem trabalha com criança *-* até porque não deve ser fácil.
    adorei as fotos da viajem, tão lindaas!!

    beijoos

    Resposta
  • 30/01/2010 em 12:00
    Permalink

    Essa é uma profissão que eu não teria coragem de seguir, eu acho. Em todas as fases existem problemas, só são diferentes. Nessa idade que você dá aula a sala pode virar uma bagunça. No médio, os alunos se acham donos de si e não respeitam os professores. Não sei o que é pior.
    Espero que dê tudo certo, que você goste dos novos alunos.
    Beijos =*
    .-= Aline´s last blog ..Dexter =-.

    Resposta
  • 30/01/2010 em 17:42
    Permalink

    Eu estava comentando agorinha mesmo com uma amiga sobre a minha professora de português, que aborda também literatura, gramática e produção de texto. Ela nunca gostou muito dos meus textos, sempre me deu notas entre 7 e 8, enquanto muita gente tira notas altas próximas a 10, abri então recentemente minha nota da redação do ENEM, fiquei feliz por ter tirado 7.5 {750,00} foi uma coisa que realmente me deixou feliz enquanto quem tira 10 com ela tirou notas muito baixas! Na minha escola a professora do ensino fundamental tem mestrado e a minha tem apenas uma graduação em uma universidade federal, boa volta às aulas!

    Beijos!
    .-= Tiago´s last blog ..Curto, mas alegre =-.

    Resposta
  • 31/01/2010 em 14:40
    Permalink

    Obrigada pelos elogios minha linda! Ain pra você pode ser até bonzinho mas e eu queria vou agora para o 1º ano do ensino médio… Que trabalhão hein? Sempre gostei de crianças e sou fascinada por elas. Mas vou seguir a carreira da medicina mas ainda sem especificações. Te desjo sorte nessa carreira! Beijos e Volta sempre! Ah, renovei meu antigo blog passa lá? É http://www.bright.days.zip.net

    Resposta
  • 31/01/2010 em 17:05
    Permalink

    a gente pensa umas coisas bem loucas sem antes ter ‘experimentado’, ne?! eu nunca tive muito jeito com criança, mas depois de algum contato na faculdade, vi que nem era esse bicho de sete cabeças, é as vezes ate mais facil de lidar. passei a gostar mais dos pequeninos! ^^
    .-= Jéssica´s last blog ..Twitter Festival =-.

    Resposta
  • 31/01/2010 em 18:43
    Permalink

    Olá Leninha, espero que você esteja bem.
    Não li seu post, peço desculpas, passei rapidamente para agradecer seu coments com votos de um ótimo ano.
    Obrigada.

    E que vc tenha um bom ano.
    Bjossss
    .-= Raquel Leal´s last blog ..Jogo de emoções… =-.

    Resposta
  • 31/01/2010 em 22:28
    Permalink

    Ahh.. encontrei um apartamento lá.. perto do campus.. mesmo sendo muito³ perigoso… mas enfim.. é perigoso em todo lugar xD

    Putz’ não tenho vocação nenhuma pra ser professora.. não tenho paciência pra ensinar, muito menos a crianças ;P

    bju’

    Resposta
  • 01/02/2010 em 06:34
    Permalink

    Ahhh essa parte d conhecer td mundoe blablabla lembro q qnd era pqna odiiaaava isso. Sempre tinha qficar repetindo repetindo..e os professores so guardavam meu nome qnd tinham q me chamar a atenção toda hora pq nao parava d conversar com meus amigos. hahahahahaha
    Olha boa sorte com “suas novas carinhas” e vá em frente com seu mestrado em educação!
    sempre pra frente meninaa!
    ahuhaueaheuahuhe

    e campanha:”EX BOM É EX MORTO”
    eu apoio!

    Resposta
  • 01/02/2010 em 07:50
    Permalink

    Deve ser tão bom receber o carinho dos alunos!
    linda e abençoada profissão! *-*
    Boa sorte nesse ano escolar que se inicia!!!

    BJOS!;*
    .-= Natynha´s last blog ..Rendas do Brasil =-.

    Resposta
  • 01/02/2010 em 11:08
    Permalink

    Eu já fui + ou – professora também… =]

    Fazia estágio na escola onde estudava e dava aula de informática para todas turmas, desde maternal (tinha que ver os desenhos no paint) até segundo grau, mas era super divertido!

    bjss :*

    Resposta
  • 02/02/2010 em 02:00
    Permalink

    Olha acho que pra ser professor(a) tem que nascer ou então gostar muito de ensinar, porque não é qualquer um que topa ser um exemplo para os outros, ou melhor, para crianças, um caso mais sério ainda.
    Quando mais nova eu nem ligava muito, mas agora respeito bastante meus professores e o objetivo deles para com os alunos dentro de uma sala. Claro que nem todos têm a mesma vontade de ensinar e de estar alí exercendo tal profissão, mas eu tento compriender, ainda que as vezes seja difícil.

    Resposta
  • 02/02/2010 em 19:15
    Permalink

    Ah, eu quando pequena juraava que seria professora, e só pensava em trabalhar com o Fundamental!
    E percebi que, assim como eu, vc odiou a Reforma Ortográfica ¬¬

    Beijão;*

    Resposta
  • 03/02/2010 em 11:21
    Permalink

    Super me identifiquei com o seu post, já que também sou professora de “pré-adolescentes” (dou aulas de Informática pras turminhas).
    Tal qual você, também procuro dar o exemplo pra eles… não falo palavrões (na frente deles rs), não me mantenho em comunidades constrangedoras no orkut e coisas do tipo. A pastoral onde dou aulas é em um bairro bem humilde da minha cidade, com diversos problemas (que vão desde saneamento até a criminalidade e o tráfico em si), então eles lidam com muito mais coisas do que consgeuem aguentar e aos 12 ou 13 anos, já tem que pensar como adultos. É realmente MUITO difícil ganhar a confiança deles, mas depois de algum tempo, não tem salário que valha o carinho de uma criança feliz com o que está aprendendo.
    O mais legal é que no início eu achei que eles não me respeitariam pela minha pouca idade (comecei aos 20 anos) mas eles acabaram vendo em mim uma amiga… é tão gostoso!
    Desculpe pelo comentário gigantesco, mas não resisti! rs
    Beijos!
    P.S.: vc ganhoub uma nova leitora e seguidora ^^

    Resposta
  • 03/02/2010 em 15:30
    Permalink

    Trabalhar com Ed. Infantil e Fundamental é minha paixão!

    Eu sour formada em Letras e leciono numa escola de línguas, meus alunos em sua maioria são crianças. Fofíssimos!

    Este ano começo a faculdade de Pedagogia. Estou super empolgada!

    Parabéns pra gnt!
    Trabalho lindo mas cansativo!
    .-= Michele s2´s last blog ..Evento: Hope For Haiti Now =-.

    Resposta
  • 03/02/2010 em 18:29
    Permalink

    Hey ^^

    Q delícia ficar sabendo mais sobre sua profissão, meus melhores professores foram no Ensino Fundamental sem dúvida.

    Pelas fotos a viagem foi ótima..

    Bjs

    :: Loma

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *