5 coisas para se fazer em Recife (no inverno)

Inverno, pra quem mora em Recife, é bicho estranho, coisa rara, artigo de luxo. Basicamente temos muuuuuita chuva entre maio e comecinho de agosto e nada que faça a temperatura despencar. No máximo (ou mínimo kkkk) são 20°C na madrugada mais fria. Mas, o que não temos de frio, compensamos com chuva. Não é à toa que quando não somos Hellcife, nosso codinome é Raincife. E, acredite, Recife não é preparado para chuva. É melhor se abrigar!

Então, como há algum tempo eu escrevi este post listando 5 coisas pra fazer em Recife, resolvi fazer nova lista, levando em conta que alguém opte por vir aqui no inverno e não queira ficar totalmente encharcado num passeio ao ar livre. Vamos a lista:

1 – Conhecer o Sertão (mesmo na capital)

Cais do Sertão

No Bairro do Recife, na região portuária da cidade, há muito o que se fazer. Mas acho que nada é tão encantador como mergulhar no Sertão nordestino através de um Museu altamente atrativo. O Cais do Sertão apresenta a vida de um sertanejo típico em seus vários aspectos e tudo de forma bastante interativa. São dezenas de telões touch screen espalhados com todo tipo de mídia. São áudios, vídeos, jogos, fotos… Em paralelo, traçamos a trajetória de um sertanejo muitíssimo ilustre: Luiz Gonzaga! No mezanino do museu podemos, inclusive, nos aventurar nas cabines de som e soltar a voz com as músicas do rei do baião!

2 – Aprender a Dançar Frevo (ou tentar)

Credito: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press

Ainda lá pelas bandas do Recife antigo (bairro do Recife) está localizado um dos mais belos museus da cidade. O Paço do Frevo. Na verdade, tenho minhas dúvidas sobre se tratar “apenas” de um museu porque no Paço, há espaços dedicados a escola de dança, escola de música, rádio e um terceiro andar com uma exposição encantadora dos estandartes de grandes agremiações do Carnaval de Pernambuco. Tudo isso com janelões com vistas lindas do meu Recife.

E como o título sugere, o Paço oferece aos visitantes uma vivência do frevo na qual são apresentados 10 passos básicos do nosso patrimônio imaterial. Quem sabe você fica desejoso de voltar no carnaval e colocá-los em prática. Garanto que blocos não irão faltar!!! hihihihi!

 

3 – Fazer um City Tour Gratuito

Olha! Recife

Existe aqui um projeto da prefeitura chamado Olha! Recife que promove 4 modalidade de passeios na cidade com mais de 70 roteiros diferentes. Os passeios podem ser feitos de bike, a pé, de catamarã ou de ônibus. É provável que eu escolha qualquer um dos roteiros feitos de bike, mas como “lá fora está chovendo” acho melhor escolher fazer o passeio de ônibus mesmo.

As inscrições são feitas online e as saídas são sempre aos sábados e domingos. Há passeios para todos os gostos. Para amantes de poesia, arquitetura, arte sacra… enfim, uma grande variedade. E todos os passeios são feitos com a companhia de guias (of course) !!!

4 – Morrer de Medo

Foto: Marcos Pastich/Divulgação

Eu não sei se você sabia, mas Recife é a capital mais mal assombrada DO MUNDO!!!! (megalomania pernambucana mode on) hihihihi! Todo recifense que se preze morre de medo da Perna Cabeluda, da Emparedada da Rua Nova e não passa na Cruz do Patrão sozinho, nem por decreto.

No entanto, se você for do tipo destemido, pode fazer um dos City Tours do Recife Mal Assombrado !!!

São passeios guiados baseados nos contos populares da cidade e na obra de Gilberto Freyre: Assombrações do Recife Velho. Eu tenho certeza de que a chuvinha vai dar um clima todo especial a esse passeio que passa por museus, bairros tradicionais e até cemitérios!

E aí, vai topar?

5 – Comprar Bem

RioMar Recife

Quando viajo, faço questão de  cortar, ao máximo, shoppings dos meus roteiros, mas como estamos falando daquela “chuva que não quer cessar” acho que é mais confortável fazer suas comprinhas de férias num shopping mesmo.

Não se trata, porém, de um shopping qualquer, O RioMar Recife tem lojas que farão suas compras serem dignas de viagem ao exterior. E, querida, se seu orçamento for A+ poderá comprar na Prada, Gucci, Burberry, Valentino, Dolce e Gabbana, Empório Armani, Versace Collection, Hugo Boss, Coach e Diesel!!! Só de pensar, as pernas ficam bambas hihihi!

Mas para os bolsos mais perto dos mortais, o RioMar também é excelente porque é gigante, tem ótimas lojas, um teatro confortável, salas de cinema impecáveis e até uma salinha ecumênica para entrar em contato com o criador (ou só sentar e relaxar um pouquinho)

Além de disso, tem ótimos restaurantes e lanchonetes, porque ninguém é de ferro, não é?

[Bonus] Pegar a Br 232

Não é exatamente em Recife, mas se você vier pras bandas de cá no inverno e tiver um tempinho, acho super válido pegar a Br 232, subir a serra e conhecer o Circuito do Frio de Pernambuco. O circuito contempla cidades lindas do nosso interior, onde o inverno tem um charme todo especial, dentre elas, as que mais gosto (e que já passei um friozinho) são Garanhuns e Gravatá!!!

Garanhuns
Gravatá
Garanhuns
Gravatá

Essa foi minha lista. E na sua cidade, o que há de bom para aproveitar o inverno???

Elas também falaram de inverno. Confere:

Monique | Grazy | Isabelle | Paty | Sabrina

8 comentários em “5 coisas para se fazer em Recife (no inverno)

  • 24/06/2016 em 11:40
    Permalink

    Fiquei com muita vontade de ir nessa serra! Que lugares lindos ♡ mas nunca que eu ia nesse tour do terror, NUNCA! KKKK mas foi legal saber disso, interessante.

    Resposta
    • 24/06/2016 em 14:59
      Permalink

      KKKK! Eu ainda não fui, mas já trabalhei o tema com meus alunos e foi muito legal!

      Resposta
  • 24/06/2016 em 14:06
    Permalink

    Helena, eu amei seu post! Eu amo museus, essa pegada cultural! Tenho muita vontade de conhecer o nordeste e com certeza coloco Recife no topo.
    Um beijo.

    Resposta
    • 24/06/2016 em 15:00
      Permalink

      Vem mesmo!

      Não é porque sou apaixonada por Recife não, mas aqui é a melhor cidade do mundo! kkkk

      Resposta
  • 27/06/2016 em 14:15
    Permalink

    Ahh que tudo amo Recife, estive uma vez ai e pretendo voltar e quero conhecer esses lugares lindos.. Gostaria de deixar aqui um convite para você participar de uma plataforma para bloggers, muito interessante ademas ajuda muito na divulgação dos nossos blogs, é totalmente gratuita..Dá uma olhada si gostar cadastra seu blog, será muito bom ter seus post la na plataforma. Bjuss
    http://www.feedhi.com

    Resposta
    • 08/07/2016 em 18:45
      Permalink

      Dei uma olhada, fiz até o cadastro, mas ainda estou engatinhando na plataforma. Obrigada pela indicação!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *